
Logística
Reversa no E-commerce: Um diferencial competitivo.
Quando você pensa que a venda foi concluída com sucesso... o
cliente solicita uma troca ou devolução. E agora, como proceder?
Estar preparado para esses imprevistos é uma estratégia importante
para implementar no seu e-commerce. Situações como essa fazem parte cotidiano
de uma loja virtual. Afinal, é comum que uma compra não atenda às expectativas de
um cliente ou que o produto tenha sofrido algum tipo de avaria durante o envio.
É fato que a logística reversa no e-commerce, traz grandes
preocupações para lojistas online, pois envolve custos adicionais com a troca
de mercadorias e reposição de estoque.
Garanta a conformidade Legal do seu negócio
A desistência de compras está entre as possibilidades de uso da
logística reversa. Com isso, lojistas devem respeitar o direito de
arrependimento. É bom lembrar que o Código
de Defesa do Consumidor prevê até sete dias para devolução de um produto, após
o recebimento da encomenda, para solicitar a troca ou devolução. Este é um
direito garantido por lei, e, quando há necessidade de retorno de um produto,
sua empresa deve estar preparada para as etapas que envolvem esse processo.
Logística Reversa também é o nome
que se dá a qualquer processo de remessa de produtos de volta à origem, mesmo
quando em transações entre empresas. Saber retornar o produto para o início do
processo, seja qual for a
razão, é essencial para ganhar admiração do cliente.
O
passo-a-passo da devolução
Para que a Logística Reversa seja eficiente e bem-sucedida, é
fundamental contar com uma empresa de logística especializada nesse tipo de
operação. Em São Paulo a VAPT LOG é
o parceiro certo para te ajudar nessa empreitada. As etapas envolvem a coleta
de produtos e materiais com os consumidores, o transporte até o armazém e o
possível reenvio de novo produto, e nós sabemos como fazer isso.
Em geral, o passo a passo da devolução e troca de produtos segue os
seguintes passos:
· SOLICITAÇÃO
DE DEVOLUÇÃO PELO CLIENTE:
O cliente
entra em contato com a empresa de e-commerce ou sua equipe para solicitar uma
devolução. Esta triagem deve ser facilitada, pois caso contrário pode gerar
frustrações.
· VERIFICAÇÃO
DE ELEGIBILIDADE:
Você deve
verificar se o produto está dentro do período de devolução aceitável e se
atende aos critérios de elegibilidade, como estar em condições adequadas, não
danificado, não usado, etc.
· AUTORIZAÇÃO
DE DEVOLUÇÃO:
Se o
produto for elegível para devolução, você deve emitir uma autorização de
devolução ao cliente. Isso pode incluir um número de autorização e instruções
específicas sobre como proceder neste caso.
· PREPARAÇÃO
DO PRODUTO PARA ENVIO:
O cliente
prepara o produto para envio ou coleta, seguindo as instruções fornecidas por
você ou sua equipe. Isso pode incluir a embalagem adequada do produto e a
inclusão de todos os itens relacionados, como acessórios e manuais.
·
RETORNO DO PRODUTO
(REENVIO):
O cliente seguiu
as instruções e o produto está pronto para ser devolvido. A transportadora
designada por você é envolvida nessa etapa, efetuando a coleta e os próximos
passos. Lembre-se VAPT LOG nesta etapa.
·
INSPEÇÃO DO PRODUTO:
Após
receber o produto devolvido, você deve realizar uma inspeção para verificar se
ele atende às condições especificadas na autorização de devolução. Isso pode
incluir a verificação de danos ou uso inadequado.
·
PROCESSAMENTO DA
DEVOLUÇÃO:
Se o
produto for aceito, você pode processar a devolução com o reembolso do valor
pago, a emissão de créditos na loja, a troca por um produto diferente ou o
envio de um produto de substituição.
·
COMUNICAÇÃO COM O
CLIENTE:
Importante sempre manter sempre o cliente informado sobre o status
da devolução em cada etapa do processo. Isso inclui confirmação de recebimento,
conclusão da inspeção e processamento da devolução.
·
ATUALIZAÇÃO DE
ESTOQUE:
Se o
produto for devolvido em condições aceitáveis, ele pode ser reintegrado ao
estoque da empresa, desde que seja apropriado para revenda.
·
AVALIAÇÃO E MELHORIA
CONTÍNUA:
Após a
conclusão da devolução, aconselhamos e revisar o processo para identificar
maneiras de melhorá-lo e reduzir devoluções futuras.
É fundamental escolher o operador logístico capaz de gerenciar todo
o ciclo do processo. O ideal é contar com uma empresa que ofereça o serviço
completo, que inclui desde o recebimento da mercadoria e armazenamento, até o
controle de estoque e transporte.
Cada negócio envolve particularidades e maneiras diversas de
atender às necessidades de seus clientes. Um operador logístico especializado
pode colaborar de forma efetiva para a satisfação do consumidor, com
processamento rápido e eficiente, acompanhamento e comunicação, gestão de
estoque, relatórios e soluções.
Em São Paulo a VAPT LOG tem compromisso com a qualidade, muita
tecnologia e atendimento de excelência, e está aqui, para aqui para ajudar a
tornar esse processo uma parte tranquila e eficaz do seu negócio.
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