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LOGÍSTICA REVERSA no E-commerce: Um diferencial competitivo

Logística Reversa no E-commerce: Um diferencial competitivo.

Quando você pensa que a venda foi concluída com sucesso... o cliente solicita uma troca ou devolução. E agora, como proceder?

Estar preparado para esses imprevistos é uma estratégia importante para implementar no seu e-commerce. Situações como essa fazem parte cotidiano de uma loja virtual. Afinal, é comum que uma compra não atenda às expectativas de um cliente ou que o produto tenha sofrido algum tipo de avaria durante o envio.

É fato que a logística reversa no e-commerce, traz grandes preocupações para lojistas online, pois envolve custos adicionais com a troca de mercadorias e reposição de estoque.

 

Garanta a conformidade Legal do seu negócio

A desistência de compras está entre as possibilidades de uso da logística reversa. Com isso, lojistas devem respeitar o direito de arrependimento. É bom lembrar que o Código de Defesa do Consumidor prevê até sete dias para devolução de um produto, após o recebimento da encomenda, para solicitar a troca ou devolução. Este é um direito garantido por lei, e, quando há necessidade de retorno de um produto, sua empresa deve estar preparada para as etapas que envolvem esse processo.

Logística Reversa também é o nome que se dá a qualquer processo de remessa de produtos de volta à origem, mesmo quando em transações entre empresas. Saber retornar o produto para o início do processo, seja qual for a razão, é essencial para ganhar admiração do cliente.

 

O passo-a-passo da devolução

Para que a Logística Reversa seja eficiente e bem-sucedida, é fundamental contar com uma empresa de logística especializada nesse tipo de operação. Em São Paulo a VAPT LOG é o parceiro certo para te ajudar nessa empreitada. As etapas envolvem a coleta de produtos e materiais com os consumidores, o transporte até o armazém e o possível reenvio de novo produto, e nós sabemos como fazer isso.

Em geral, o passo a passo da devolução e troca de produtos segue os seguintes passos:

·      SOLICITAÇÃO DE DEVOLUÇÃO PELO CLIENTE:

O cliente entra em contato com a empresa de e-commerce ou sua equipe para solicitar uma devolução. Esta triagem deve ser facilitada, pois caso contrário pode gerar frustrações.

·      VERIFICAÇÃO DE ELEGIBILIDADE:

Você deve verificar se o produto está dentro do período de devolução aceitável e se atende aos critérios de elegibilidade, como estar em condições adequadas, não danificado, não usado, etc.

·      AUTORIZAÇÃO DE DEVOLUÇÃO:

Se o produto for elegível para devolução, você deve emitir uma autorização de devolução ao cliente. Isso pode incluir um número de autorização e instruções específicas sobre como proceder neste caso.

·      PREPARAÇÃO DO PRODUTO PARA ENVIO:

O cliente prepara o produto para envio ou coleta, seguindo as instruções fornecidas por você ou sua equipe. Isso pode incluir a embalagem adequada do produto e a inclusão de todos os itens relacionados, como acessórios e manuais.

·      RETORNO DO PRODUTO (REENVIO):

O cliente seguiu as instruções e o produto está pronto para ser devolvido. A transportadora designada por você é envolvida nessa etapa, efetuando a coleta e os próximos passos. Lembre-se VAPT LOG nesta etapa.

·      INSPEÇÃO DO PRODUTO:

Após receber o produto devolvido, você deve realizar uma inspeção para verificar se ele atende às condições especificadas na autorização de devolução. Isso pode incluir a verificação de danos ou uso inadequado.

·      PROCESSAMENTO DA DEVOLUÇÃO:

Se o produto for aceito, você pode processar a devolução com o reembolso do valor pago, a emissão de créditos na loja, a troca por um produto diferente ou o envio de um produto de substituição.

·      COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE:

Importante sempre manter sempre o cliente informado sobre o status da devolução em cada etapa do processo. Isso inclui confirmação de recebimento, conclusão da inspeção e processamento da devolução.

·      ATUALIZAÇÃO DE ESTOQUE:

Se o produto for devolvido em condições aceitáveis, ele pode ser reintegrado ao estoque da empresa, desde que seja apropriado para revenda.

·      AVALIAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA:

Após a conclusão da devolução, aconselhamos e revisar o processo para identificar maneiras de melhorá-lo e reduzir devoluções futuras.

 

É fundamental escolher o operador logístico capaz de gerenciar todo o ciclo do processo. O ideal é contar com uma empresa que ofereça o serviço completo, que inclui desde o recebimento da mercadoria e armazenamento, até o controle de estoque e transporte.

Cada negócio envolve particularidades e maneiras diversas de atender às necessidades de seus clientes. Um operador logístico especializado pode colaborar de forma efetiva para a satisfação do consumidor, com processamento rápido e eficiente, acompanhamento e comunicação, gestão de estoque, relatórios e soluções.

Em São Paulo a VAPT LOG tem compromisso com a qualidade, muita tecnologia e atendimento de excelência, e está aqui, para aqui para ajudar a tornar esse processo uma parte tranquila e eficaz do seu negócio.

 

 

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